Friday, March 23, 2007


Sobre o outono, formigas, e outras espécies



Na minha casa tem atrás da pia, em alguns lares as pessoas correm para colocar o açúcar na geladeira, e até no restaurante eu avistei uma fileira delas.
Chega a meia estação que antecede os dias frios, e junto com o outono, milhares de formigas saem das arestas profundas para conseguirem resgatar o máximo de comida que vão consumir dentro das suas casas, durante o inverno.
O poder organizacional desses seres é surpreendente, elas se separam por funções e hierarquizam os seus poderes. São tão trabalhadoras, que andam por aí destemidas, com movimentos frenéticos, e nem se assustam quando adentram sobre a sua sombra na mesa. E aí você pousa o copo sobre ela, e pronto, todo o trabalho perde a chance de ser reconhecido ou perpetuado. As colegas nem se abatem e continuam no mesmo ritmo de antes. E é nessas horas que elas passam de geniais a estúpidas.
Trabalhar, trabalhar, trabalhar.
Sem descanso, apenas para lotar a dispensa.
Nenhum pensamento, memória, ou até mesmo uma filosofia profunda de trabalho. É assim com a maioria dos animais ou insetos, mas as formigas, são vencedoras de todas as castas operárias, perdendo talvez para as abelhas, ou até quem sabe, para os humanos?
A diferença é que pela dimensão dos seus corpos, as formigas se satisfazem apenas comendo e se reproduzindo. Já os humanos , gostam de comprar tudo o que seu trabalho diário possa pagar, para aí então, chamar a atenção do parceiro de copulação, e aí, eles
sentem fome, e em seguida, trabalham, e depois, compram, e depois...


5 comments:

Anonymous said...

Te mandei um e-mail, aquele da revista (terra). Não sei se é ainda é o mesmo.

Desculpa passar assim correndo.

beijo.

Anonymous said...

achei que você ia defender as formigas... rs

Gabi said...

Você poderia explicar a foto dos porcos?...

Gabi said...

consegui comentar. aleluia!

Suzanna Ferreira said...

é pq nao achei foto de formiga no google e postei essa mesmo.=) ahhahaha...
sei la, quis fazer uma alusão aos humanos, os porcos capitalistas..hahahahah
=*